Escada rolante

Na estação Portuguesa-Tiietẽ, pelo caminho que aprendi com o segurança gentil, tem que passar por uma rampa e acho que duas escadas rolantes. Mesmo em dia de semana, o fluxo lá é intenso: pessoas apressadas (e por vezes perdidas) carregando sacolas, mochilas, malas de carrinho, travesseiro, colchonete, compras…e, vira e mexe, a tolerância não é das maiores, rola aquele empurra-empurra agravado por tantos volumes circulando.

Eu estava pra pegar o que seria meu segundo e último lance de escada rolante. O fluxo estava incrivelmente tranquilo, talvez pelo horário. De frente para a escada rolante estava uma senhora, com umas três daquele híbrido de mala e sacola, sendo uma delas com carrinho. Um jovem também “carregado” estava no meio da escada, descendo e falando: “vem, vem!”.

Perguntei para a senhorinha: “A senhora quer ajuda com a mala?” – ao que me respondeu – “Ai,filha é que eu tenho medo dessa escada…”.

O rapaz estava no piso debaixo e nos observava, levemente impaciente.

Pegando uma das malas, olhei pra ela e disse “Não tem problema, eu vou com a senhora” – uns dez segundos depois, encaramos a escada, ela na frente e eu logo atrás “Ai…!”.

Aproximando do fim da escada, ela foi ficando receosa, coloquei a mão no ombro dela e disse “Viu? Estamos quase no fim” – saímos da escada rolante. O rapaz estava no canto com as malas, deixei a senhora com ele, e a mala também. Falei algo como “Viu, agora a  senhora já andou de escada rolante” (totalmente idiota, eu sei), mas eles agradeceram muito, uns três “muito obrigada” e uns três “Deus te abençoe”.

Acho que tudo que aquela senhora precisava era de alguém para lhe encorajar e acompanhar, sem brigar com ela. Alguém que não achasse ridículo seu medo de escada rolante (e eu lembro que quando criança estas me pareciam grandes, complicadas e quase infinitas – e sempre pulava no fim, quando estava com braço dado com meus pais por medo do fim. Sem contar que mesmo depois de “adulta” já quase fui atropelada algumas vezes).

 

Um comentário sobre “Escada rolante

Deixe um comentário

