Imagem

Ah, se eu fosse um livro!

Num dia nublado, resolvemos sair de casa. Fomos caminhando até o Parque da Água Branca, pois estava acontecendo uma Feira Vegana, dentro do Arraial Cultural. Após dar uma volta na feira, decidimos passear um pouquinho pelo parque.

Apesar do frio, estava bem gostoso. Nessa pequena exploração do parque, resolvi finalmente entrar no Espaço de Leitura. Fiquei bem encantada com o esquema de funcionamento do local, pois há bastante liberdade para entrar e ver os livros, sentar e ler um pouco. Eu tinha ficado especialmente curiosa pra saber como estava o espaço depois das modificações que eles fizeram para a exposição “Grimório –  em busca dos objetos mágicos”.

Ah, descobri que eles possuem um blog, onde divulgam as ações que acontecem no espaço: https://leituranoparque.wordpress.com/

Entrei aleatoriamente com o marido nos quiosques, e foi aí que a mágica aconteceu. Lá no meio de outros livros, estava ele: “Se eu fosse um livro”. O nome, a capa, tudo me chamou atenção. Fiquei bem encantada, então resolvi compartilhar aqui.

Detalhe da capa, foto minha do livro do espaço.

Detalhe da capa, foto minha do livro do espaço.

O livro foi escrito por José Jorge Letria, que é poeta e português e foi ilustrado pelo seu filho André Letria, numa parceria para fazer a obra.  Eles receberam o Prêmio Junceda Ibéria, concedido em Barcelona pela Associação Profissional de Ilustradores da Catalunha pelo trabalho. E pela pesquisa que fiz rapidamente, é indicado como livro paradidático ou sugestão de leitura para crianças de 6 a 10 anos.

É uma delícia, e, na minha opinião, se não tivesse as ilustrações continuaria sendo riquíssimo, especialmente para “adultos” 😉 Mais um incrível exemplo de como o que está classificado como literatura infantil não deve ficar restrito a este público. 🙂

Além de falar da poética dos livros, e da relação que as pessoas estabelecem com as leituras, acho que o livro fala muito de quem somos e leva a um exercício de quem gostaríamos de ser, ou do que gostaríamos de escrever.

IMG_20150705_181648

minha passagem favorita

O livro foi publicado aqui no Brasil pela Editora Globo, e está disponível para compra no site das Casas Bahia (!), por R$27,81.  Foi onde encontrei pelo menor preço. Ou você pode visitar o Espaço de Leitura na próxima visita ao Parque da Água Branca e fazer uma divertida “caça ao livro”.

Tive uma grande surpresa pois encontrei uma animação feita a partir desse livro no Vimeo. Então, para os que preferem este formato:

Tenho gostado de escrever sobre as minhas leituras pois tenho a chance de rever, reler e revivê-las no momento da escrita. As fotos eu tirei com o celular mesmo, desculpe pela baixa qualidade.

Até o próximo post,

Larissa.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s